Ócio e Banda Larga
Tecnologia, humor, e cultura inútil ao seu dispor.

Chrome OS e NeatX

By chesterman
Reforçando a crescente rivalidade com Microsoft, a empresa de Mountain View anuncia dois novos produtos, um deles diretamente ligado a área de atuação da Microsoft.

O Chrome OS será um sistema operacional de código aberto baseado no Linux que terá como prioridade segurança, velocidade de boot e interface simples, como a própria interface do browser do Google. A idéia é ter um S.O. que em poucos segundos ponha você na web, ideal para netbooks. Apesar de algumas áreas desse S.O. se sobreporem com algumas áreas de seu outro S.O., o Android, o Google diz que que os dois projetos são distintos, sendo o Android um sistema desenhado para rodar sobre uma ampla variedade de arquiteturas, desde celulares, set-up boxes a notebooks. O Chrome OS tem em mente os usuários que passar maior parte do seu tempo na web. Rodando em ARM e x86, vai cobrir praticamente todos os netbooks existentes.

O NeatX será uma implementação também de código aberto do servidor NX. O NX é um servidor que permite executar o servidor X usado em Linux e outros sistemas baseados em Unix remotamente com boa performance. O NX original é proprietário, e sua implementação livre, o FreeNX "está uma zona", tendo muitas linguagens em sua implementação e não oferece boa performance. O NeatX será escrito em Python, tendo alguma coisa de bash script no meio, e alguma coisa em C também, por questões de performance.

 

0 comments so far.

Something to say?