Ócio e Banda Larga
Tecnologia, humor, e cultura inútil ao seu dispor.

Bootloader da Motorola hackeado!

Category: By chesterman
O bootloader da Motorola foi quebrado! Se você tem um aparelho Motorola com Android, prepare-se, em breve deverão sair ROMs muito mais ousadas que as atuais.


Maior parte dos aparelhos da Motorola tem o bootloader protegido, de maneira que aceita apenas software assinado digitalmente pela Motorola. Isso criou um grande impedimento para alguns desenvolvedores independentes, que, ironicamente, ficam dependentes do lançamento de versões atualizadas do kernel pela Motorola (que não é exatamente conhecida pela agilidade e presteza no lançamento de atualizações).

Mesmo o Android sendo um sistema opensource, o desenvolvedor fica limitado ao uso de kernels pré-compilados assinados digitalmente pela Motorola, pois são os únicos aceitos pelo bootloader. Embora existam projetos independetentes para quebrar essa chave por força bruta, esse esforço era visto como pouco frutífero por maioria dos usuários, uma vez que a chave é bem forte (1024bits) e provavelmente já estaremos morando em Saturno quando ela for quebrada.

A esperança era que fosse achada alguma falha de implementação no bootloader que permitisse que a chave fosse reavida do mesmo de uma maneira mais inteligente. Foi isso que aconteceu.

O blog nenolog.net publicou como foi feito o processo, que foi muito similar a falha da Sony em relação ao bootloader do PS3. Outras comunidades como a freemymoto.com e droidreign.com confirmaram a falha e parece que já circulam versões alphas de bootloaders desbloqueados para o Droid e Milestone.

Atualmente, ambas builds do Gingerbread para o Milestone, Shadowmod e Cyanogen usam o kernel da versão 2.2, pelo fato de a Motorola não ter lançado um kernel Gingerbread digitalmente assinado para esse aparelho. Com o bootloader desbloqueado, é possível aos desenvolvedores compilar seu próprio kernel atualizado a partir do código-fonte disponível no projeto oficial do Android.

Em breve, Gingerbread completo no meu Milestone.
 

0 comments so far.

Something to say?